quarta-feira, 25 de junho de 2008

Serões Alentejanos dia 05 de Julho 08



Os serões alentejanos vão se realizar no próximo dia 05 de Julho de 08 junto ao Snack bar "Azenha da Aldeia".

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Artes da Pesca

Tarrafa
A Tarrafa ou Chumbeira é uma Rede usada no rio e nas ribeiras. Destina-se principalmente à captura de tainhas. A "tarrafa do rio" distingue-se da "tarrafa da ribeira" por ter um maior diâmetro e uma malha mais larga.É uma rede circular de diâmetro variável orlada de chumbos redondos, ou "balas", colocados entre cada duas malhas, na extremidade inferior da manga (a "bolsa" ou "arrufo"). Esta manga possui uma malha mais apertada que a do pano e está disposta de modo a formar uma bolsa que servirá para reter o peixe durante a captura.A Tarrafa tem um cabo (a "leia") amarrado no centro da rede que o pescador segura quando lança a arte, servindo-se do mesmo para a suspender e recolher, após a pesca.
Nassa








Trata-se de uma armadilha rígida (não desmontável), de formato cónico, que caiu em desuso no Guadiana. Era utilizada durante o Inverno, para pescar barbos. Esta armadilha consiste numa espécie de cesto comprido feito de verga, vime ou cana, com duas entradas e um endiche que orienta o peixe ao entrar e impede a sua saída. É fechado com uma rolha de cortiça com dois paus atravessados ou com uma tampa de vime. Distingue-se das nassas antigas (ver Nassas) por ter maiores dimensões (maior diâmetro e comprimento). O Covo operava iscado com tremoço, junto à margem do rio, e com "pão de farelo" nas ribeiras, para capturar peixe miúdo. O peixe, atraído pelo isco para o interior do covo, era incapaz de sair, sendo assim capturado.

Tresmalho



Estas artes, vulgarmente designadas por Redes, são as mais utilizadas em todo o Guadiana devido a sua fácil manipulação e maior rentabilidade relativamente a outras artes.O Tresmalho é constituído por três panos de rede rectangulares, sobrepostos. Os panos exteriores, de malhagem mais larga, são denominados de alvitanas e o pano do meio, de malhagem mais apertada, é denominado de miúdo. As dimensões dos tresmalhos variam de acordo com a espécie a que se dirigem.Existem diferentes modos de operação com Tresmalho no Guadiana consoante as espécies a capturar e o local do Rio onde se pesca.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Zona de Pesca Desportiva




A zona de pesca desportiva, é um espaço que iniciou actividade aquando da inauguração da barragem de Pedrógão, em 2006, a segunda maior barragem de Alqueva.




A albufeira que esta barragem deu origem veio fomentar o turismo na região.A pesca desportiva é uma das áreas dinamizadoras do turismo, a albufeira de Pedrógão proporciona espaços de grande qualidade e lazer para quem busca momentos de calma e reflexão, enquanto pratica a Pesca Desportiva.


As espécies de água doce abundam, e irá com certeza encontrar uns momentos de glória e orgulho de pescador neste espaço.











Como chegar a Pedrógão




terça-feira, 17 de junho de 2008

Ainda fotos do clube














Freguesia de Pedrógão do Alentejo






Situada na margem direita do rio Guadiana, Pedrógão dista 17 km da Vidigueira.

A freguesia ocupa uma área de 123,45 km2, estendendo-se ao longo da planície alentejana até à aldeia de Marmelar. Segundo os censos de 2001, a população residente em Pedrógão é de 1214 habitantes.
Em Março de 2006 foi inaugurada a barragem de Pedrógão, a segunda maior do empreendimento do Alqueva.

Sob o domínio de Pedrógão, encontram-se marcos históricos importantes na região: as Antas do período Eneolítico e a igreja de Santa Brígida na aldeia de Marmelar são dois exemplos de destaque.




Festa de Nossa Senhora das Candeias

Data: Agosto


Festival Sabores do Rio Data: Outubro

Organizada pela Câmara Municipal da Vidigueira



A influência do rio Guadiana na gastronomia de Pedrógão traduz-se em imensas receitas à base de peixe. Os pescadores trazem para a mesa enguia, saboga, tainha, bogas, corvina, esturjão e robalo. A arte da culinária alentejana transforma o peixe fresco em pratos de complexidade diversa e de dar água na boca.


Na Pista de Pesca da Barragem de Pedrógão encontramos um agradável ambiente que nos aprazenta com paisagens fenomenais e graciosas, onde podemos desfrutar do descanso e lazer.


Podemos ai praticar várias actividades como desportos náuticos (barco, vela, esqui aquático, caiaque, etc), podemos acampar e desfrutar o ar livre, e também podemos nadar, pescar, entre outras actividades (passeios equestres, caminhadas, moto 4 e muitas mais que não me recordo agora).


Outras coisas que a freguesia do pedrógão nos oferece são os enchidos e a docaria tradicional. Podemos experimentar os enchidos de porco branco ou preto, linguiças, chouriços, ...


Quanto aos doces podemos encontrar compotas, biscoitos e outros bolos frescos do dia em alguns cafés e pastelaria de fabrico próprio.


Em Pedrógão, podemos também encontrar o pão tradicional alentejanos... ao levantar-mo-nos cedo pela manhã podemos sentir o cheio dos fornos de lenha, do cheiro a pão a sair do forno, e mais saboroso ainda comê-lo quentinho acabado de sair do forno com um pouco de manteiga......





Onde comer:


O Vermelhudo

Rua Dr. Aresta Branco, n.º 97960-051

Pedrógão do Alentejo - Vidigueira

Tel.: 284 455 210



Charrua


Praça da Republica, n.º 13

7960-026 Pedrógão do Alentejo - Vidigueira

Tel.: 284 455 153



Café Azenha da Aldeia


Bairro dos Moinhos

Pedrógão

Tlm.: 93 979 25 07

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fotos do Clube actuais e antigas













Serões Alentejanos


Venha ouvir os cantares alentejanos no próximo dia 12 de Julho de 2008, em Pedrógão do Alentejo, concelho de Vidigueira, distrito de beja, pelas21:30 junto ao snack bar "Azenha da Aldeia".

sexta-feira, 13 de junho de 2008

2º Concurso de Pesca em Pedrógão do Alentejo


No Próximo Fim-de-semana (14 e 15 de Junho) irá realizar-se na Pista de Pesca Junto à barragem de Pedrógão do Alentejo o 2º concurso de convívio de pesca da freguesia.